1. Use roupas confortáveis. É muito importante que você esteja à vontade.

2. Durante a aula prática não é permitido usar chinelos e sapatos altos. Usar sapato confortável.

3. Não fique nervoso durante a aula. O instrutor está sempre ao lado, atento para quaisquer problemas. Coloque o banco em uma posição confortável, onde você se sinta seguro. Não incline muito para trás, ou você pode acabar com dores nas costas.

4. Tenha calma desde o começo. Arrancar de maneira brusca reduz a vida útil de engrenagens, pneus e embreagem.

5. Não dirija em um carro qualquer antes de tirar a CNH. O carro da autoescola é especialmente equipado com pedais no banco do carona para a sua segurança.
6. Lembre de como é ser um pedestre. Respeitar as pessoas que estão caminhando é muito importante.
7. Leia com atenção a apostila das aulas teóricas. Lá estão muitas regras importantes que você deve levar adiante na sua vida de motorista.
8. Seja pontual. Não desperdice o tempo das suas aulas e não chegue atrasado aos testes, pois o Detran não tolera atrasos.
9. Respeite as suas dificuldades. Não adianta forçar o aprendizado, isso apenas aumenta o nervosismo e o prejudica como aluno.
10. Preste atenção. Aprender a dirigir traz grandes responsabilidades, é por isso que o processo é rigoroso.
11. Mantenha os retrovisores ajustados. Para dirigir bem, você deve se sentir seguro a respeito do que consegue ver.

12. Não dirija com sono. Esteja sempre atento e acordado, afinal, você pode provocar um acidente se dormir ao volante.

13. Não beba antes de dirigir. A bebida diminui os reflexos e prejudica seu desempenho, prejudicando você e as pessoas ao seu redor.

14. Mantenha as duas mãos no volante. Essa atitude dá maior firmeza e segurança ao dirigir.

Dicas para o Exame Prático para Categoria “B”

Antes de ligar o carro:

1. Ajustar o banco;
2. Ajustar os espelhos retrovisores;

3. Colocar o cinto de segurança;

4. Verificar se o veículo está em ponto morto;

5. Dar a partida.


Durante o percurso:

1. Não sair com o freio de mão puxado;
2. Não dar partida no motor com o carro engrenado;
3. Pisar levemente no acelera dor para dar partida no veículo;

4. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída;

5. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio;
6. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas (manobra);

7. Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento;

Ao finalizar o percurso:

1. Dar setas ao parar o veículo;
2. Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.

DICAS para EXAME PRÁTICO PARA CATEGORIA “A”

Antes de iniciar o percurso:

1. Colocar o capacete;

2. Regular a jugular e abaixar a viseira;

3. Subir na moto, levantar o descanso, ligar a moto e verificar o farol.

Ao iniciar o percurso:

1. Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha;

2. jogar a segunda marcha até o segundo cone;
3. Entrar pelos cones pelo lado direito;
4. Subir no pranchão acelerando até a metade do mesmo;
5. Ao sair do pranchão ligar seta para direita;
6. Ao finalizar duas curvas para direita, ligar seta para esquerda;

7. Ao finalizar a curva para a esquerda, ligue a seta novamente para a direita;
8. Antes de entrar no “oito”, desarmar a seta;

9. Entrar no “oito” pelo lado direito;
10. Finalizando o “oito”, acelerar o mínimo possível para jogar a terceira marcha;
11. Entrando a terceira marcha não acelerar, deixando que a moto ande livremente até a primeira marcação no percurso, quando deverá reduzir sem frear.  Após a primeira marcação, reduzir para primeira marcha antes da segunda marcação. Passando da segunda marcação, utilize os dois freios dianteiro e traseiro, a fim de parar antes da parada obrigatória;
12. Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão.

13. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo;
14. Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.

15. Ao sair dos cones, arriar o descanso, finalizando o exame.

Durante o percurso:

1. Após jogar a segunda marcha, não ficar com a mão na embreagem ou freio;

2. Jamais entrar no “oito” com a seta armada;

3. Não queimar as faixas delimitadoras do percurso;
4. Não apoiar nenhum dos pés no chão;
5. Entrar pelo lado direito dos cones;

6. Não é necessário regular os espelhos;
7. Fazer as reduções antes das marcações (não esquecer de recolher a mão no punho após cada redução);

8. Jamais levantar a viseira, principalmente quando parar a moto;

9. Jamais acionar o freio, somente na parada obrigatória;

Boa sorte!